31 de mar. de 2011

Caso Pinpoo, a história por trás da história

Já dizia aquele velho ditado “recordar é viver”, então antes de colocar os “pinpoos nos “is”, vamos recordar;

02/03/2011 – Aeroporto de Porto Alegre;
  • Um cão dentro de uma caixa de transporte e ao custo de quase R$ 700,00, é deixado no balcão da Cia.Aérea Gol-Gollog, para voar de Porto Alegre/RS a Vitória/ES.
  • A empresa lacra a caixa de transporte, fotografa tudo e PERDE O CACHORRO e avisa a dona que perdeu.
16/03/2011 – Aeroporto de Porto Alegre;
  • O cachorro “Perdido”, pela Gol-Gollog, Infraero, ANVISA, e não “Procurado”, pela 9a. Delegacia de Polícia de Porto Alegre, é devolvido a “dona”;
    • por “homens”, que trabalham nesse mesmo aeroporto, e que “VIRAM PELA TV”, que o cão havia sumido e que estava sendo procurado. Ao “verem”, um cachorro “perambulando” pelo aeroporto, o acharam “parecido” com o “procurado” da “TV”, e o atraíram com comida, para pegá-lo e devolverem a dona.
pimpoo_thumb[1]

Essa é a data inicial e final da viagem do Pinpoo, e contando assim, ninguém iria entender o motivo do porquê os jornais e a TV deram tanta atenção ao caso.

A história por trás da história do caso Pimpoo.

anda_thumb[4]A 1a. vez que li sobre o “desaparecimento do Pinpoo”, foi em 06/03/11 na ANDA-AGÊNCIA NOTÍCIAS DIREITOS ANIMAIS”, da minha querida Silvana Andrade que criou esse espaço tão precioso e necessário, onde além das grandes notícias mundiais sobre os animais, há também espaço para a publicação de leitores e protetores, e como a D.Nair escreveu um e-mail a “ANDA”, para denunciar o ocorrido, e pedindo que as pessoas repassassem a mensagem, porque até então pensava-se que ele teria sido embarcado no voo e extraviado em algum outro lugar do Brasil.

fala_bicho_thumb[1]Depois de 3 dias, quando então a Sheila Moura da “ONG Fala Bicho”, conseguiu falar ao telefone com a D.Nair, e constatar não só o “sumiço do pinpoo”, como o descaso com que são tratadas as “cargas vivas”, pelas companhias aéreas e autoridades e publicou no seu blog “O Grito do Bicho”, uma ação de militância, pedindo aos leitores e aos apaixonados por animais que enviassem e-mails, cobrando das autoridades competentes e da Cia. GOL e Gollog , “ação, apuração e devolução” do cão Pimpoo.

mae_de_cachorro_thumb[1]
 
 
Logo em seguida, Ana Corina, do blog “Mãe de Cachorro Também é Mãe”, aderiu a militância, e criou o slogan da campanha - “GOL, CADÊ O PINPOO?” e “GOL DEVOLVE O PINPOO!!”, e escreveu: Vamos colocar a campanha #GollogDevolveOPinpoo nos Trend Topics Brazil? Basta dar RT neste twit!
 
 
golcadeopinpoo


Eu, por minha vez, (para aqueles que não me conhecem), tenho um tempo corridíssimo na internet, mil e uma coisas para fazer e ler, com pouco tempo para militar, enviar e responder e-mails, postar nos meus próprios blogs, mas com uma imensa vontade de ajudar milhões e milhões de animais pelo mundo, desenvolvi um “método próprio” de mobilizar outras pessoas a ajudar esses mesmos animais; faço uma montagem, que as amigas acima chamam de “arte”, e que facilmente é difundido e compartilhado no facebook e em blogs, e ás vezes até por sites como o da Globo.
 
 
adotacao_thumb[1]
 
 
A Nanci do blog “Adotação”, foi quem teve a idéia, de que todos trocassem a foto de seus profiles nas redes sociais, pela minha montagem com a foto do pinpoo e com os dizeres “GOL DEVOLVE O PINPOO”, como forma de pressionar a Gol/Gollog, e as autoridades a procurar e encontrar o cãozinho.

 
 

1286394199641986678symbol-sign-male-female-hi_thumbE foi você, sim você que agora está lendo esse texto, que repassou a notícia, de alguns dos links acima, que divulgou, copiou a montagem e que deu um twitt “#GollDevolveOPinpoo”, e compartilhou com seus amigos e conhecidos, e que divulgou no seu próprio blog, que fez com que os grandes jornais e as emissoras de TV se interessassem pelo caso e que o noticiassem dia após dia o caso do sumiço do cão, fazendo com que ele ficasse conhecido para todo o Brasil.

 

Não sei dizer se a D.Nair, é atuante na defesa dos direitos dos animais, e até arisco um palpite em dizer que talvez uma grande maioria que divulgou o caso também não o seja na sua rotina diária, e penso talvez que graças a Subconsciência coletiva”, afetou a todos que souberam da história do sumiço de um “animal” por uma grande empresa que foi paga para transportá-lo.

Nosso subconsciente, nos fez pensar em nossos próprios animais sumindo no ar, e aqueles que não possuem animais devem ter lembrado daquela tia que tanto insistem para que venha passar uns dias na sua cidade trazendo seu animal de estimação consigo é claro. O Pinpoo passou a ser de todos nós, porque todos nós temos ou conhecemos alguém que um dia já teve problemas em como viajar com algum animal, ou aonde hospedá-lo.

Demorei alguns dias para escrever esse texto, na esperança de que a alegria do “reaparecimento do pinpoo”, fosse seguida de alguma ou algumas “mudanças”, na forma como os animais são tratados e taxados por leis, normas e diretrizes, mas os dias passaram e não li sobre nenhuma mudança significativa no Brasil.
Sinto um profundo pesar de saber que o “subconsciente coletivo”, não produza na maioria das pessoas uma ampla visão do que realmente ocorre numa sociedade onde os direitos dos animais existem na prática e aonde existem somente no papel.

Os chamados países de primeiro mundo, não são chamados assim, só por suas reservas cambiais; mais do que legislação, eles realmente atuam, punem, multam, prendem, sem fazer distinção se o “desaparecido” for um cão ou uma criança, sem fazer vista grossa se o “atropelado”, for um “garoto” ou um “gato”. Nesses países as pessoas se orgulham de defender “os menos favorecidos”, e “os animais”, por não falarem e não poderem se defender sozinhos, estão no topo da lista dos menos favorecidos.

Quando me referi a que “homens” que trabalhavam no aeroporto suspeitaram que o cachorro que vagava por lá, fosse o mesmo que estava sendo procurado na TV, quis desvincular a imagem que muitas associaram como sendo a “polícia” que achou o Pinpoo, NÃO – NÃO FOI A POLÍCIA!. Nem a cível, nem a militar! Quem achou o Pimpoo foram verdadeiros “HOMENS”, que optaram por trabalhar na Polícia Militar.

Essa é a diferença entre pessoas que gostam e que respeitam os animais, ELAS SE IMPORTAM COM TUDO E COM TODOS!, ao contrário de certas pessoas que além de não fazerem nada por nenhum outro ser humano, por não serem solidários com coisa alguma insistem em dizer alguma coisa do tipo – porque você não ajuda as crianças pobres, só para fazer com que você se intimide em estar fazendo algo, e se torne tão egoísta a ponto de não fazerem nada.

Tenho certeza de que se houvesse na carteira de habilitação, a obrigatoriedade de constar se o portador tem ou não animais de estimação, demonstraríamos que pessoas que convivem com animais não efetuam infrações de transito, respeitam os limites, respeitam a vida alheia.

O Pinpoo foi encontrado, mas se não exigirmos que “mudanças” ocorram, não só no transporte, mas no respeito e nos direitos, dos nossos “filhos de pêlo”, estaremos ajudando para que outros animais “desapareçam” do nosso país.

justica_animal_thumb[2]


27 de mar. de 2011

O mistério resgate cães que sobreviveram ao tsunami


Novas revelações do vídeo que comoveu pessoas de todo o mundo, e sobre o resgate dos cães.
Slide12_thumb1
Todos que se emocionaram com o drama dos cães, ficaram aliviados, quando a notícia de que eles haviam sido resgatados pelo Sr. Kenn Sakurai foi divulgado.
Entretanto passados 10 dias da filmagem do vídeo, e da informação passada, o Sr. Kenn Sakurai, se recusa a informar a mídia, ou a qualquer dos outros grupos de protetores locais ou a entidades de proteção animal internacionalmente conhecidas o paradeiro dos cães. Não divulga nem fotos do resgate, ou fotos atuais dos cães em algum veterinário ou abrigo.
Antes mesmo do Sr. Sakurai ter divulgado em seu perfil no facebook ter resgatado os cães do vídeo, o Grupo JEARS - Japan Earthquake Animal Rescue and Support , havia enviado voluntários ao local para o resgate dos cães, de onde estavam as voluntárias demoraram algumas horas para chegar a área de Arahama, mas no local somente encontraram pegadas e nenhum cão. Elas também estiveram no único abrigo próximo e não encontraram nenhum cão parecido com os do vídeo.
Slide13_thumb  Slide14_thumb
Slide15_thumb  j01_thumb
O site Global Animal, conseguiu uma entrevista com o Sr. Sakurai que continua afirmando ter resgatado os cães, mas que não vai passar informações sobre eles, por ter prometido isso aos socorristas e ao veterinário, e porque não considera válido a preocupação somente para esses dois animais, quando há ainda tantos mais precisando de auxilio, e que as doações que ele pede não são para os cães do vídeo mas para outros animais.
O site Global Animal também tentou por diversas vezes contato com os repórteres da TV Fuji, sem sucesso, e no dia 24, recebeu uma resposta por e-mail emitido pela secretária FujiTV Internacional:
Fuji Television tem recebido inúmeras consultas sobre os dois cães que a nossa equipe de filmagem encontrou nas ruínas do terremoto/tsunami. Como explicamos em nosso noticiário, pouco depois, ambos foram resgatados por um grupo de proteção animal que tem o conhecimento profissional a respeito de resgate de animais.  O cachorro marrom está indo muito bem. O cão branco era muito fraco no início, mas lhe foi dada uma injeção IV ,e atualmente está com um veterinário. Ambos os cães tinham microchips, e seus respectivos responsáveis foram identificados. Muitos animais de estimação ainda estão encalhados nas ruínas à procura de seus responsáveis. A Fuji Television está aliviado que o nosso filme chamou a atenção dos nossos telespectadores, e que culminou no resgate de pelo menos esses dois cães.
 

Dois ou três cães

Slide1_thumb3
Uma nova revelação notada por uma minoria de pessoas que assistiram ao vídeo, é a de que haveriam três cães na filmagem inicial; o cão ou cadela malhado que vai ao encontro do repórter, o cão branco que está deitado abaixo de um tambor do lado esquerdo do vídeo e um cão preto, também deitado ao lado direito da tela, aonde é possível ver seu contorno e suas orelhas.
Sobre esse terceiro cão preto, nem o Sr. Kenn Sakurai, e nem a TV Fuji, dizem algo ou mencionam sua existência.
 

O vídeo dos cães

Em 15 de Março, quatro dias após o terremoto e a tsunami que atingiram a região norte do Japão, uma equipe da TV Fuji, que estava filmando a devastação na região de Arahama em Sendai flagrou um dos vídeos mais comoventes sobre a solidariedade dos animais, um cachorro, ao lado de outro cão que não se mexia e que parecia estar morto, mas o primeiro cão parece “animar” e "abraçar" o outro que se levanta.
O vídeo mostra o repórter caminhando pela cidade destruída pelo tsunami quando se depara com um cão malhado de cor marrom. O cão vai em direção ao repórter e seu cinegrafista. O cão malhado dá algumas indicações do que precisa, mas o repórter parece não entender o animal. O cão inclusive vira-se de costas e late, como dizendo: – “Siga-me”.
Percebendo que não estava sendo entendido, o cão malhado vai até o cão branco, e o cheira por diversas vezes, como se estivesse tentando acordá-lo. Especialistas em comportamentos caninos que viram o vídeo chegaram a firmar que o cão malhado sentou em cima do focinho do cão branco e urinou sobre ele para anima-lo, o que demostraria tratar-se de uma fêmea, e que o provavelmente tratava de uma mãe cuidado de sua cria adolescente.
Slide8_thumb1    Slide10_thumb1
-"Será que está morto?", pergunta o repórter. Só então, o repórter se dá conta de que o cão malhado está chamando sua atenção para que eles auxiliem o cão branco, que parece estar desfalecido, o repórter se emociona ao ver a lealdade do animal, que não abandona o parceiro ferido.
É incrível como eles sobreviveram ao terremoto e ao tsunami", fala o repórter, com a voz embargada.
Veja um novo vídeo dos cães, com legendas em português e em inglês e com a inserção dos fatos ocorridos nestes 10 primeiros dias, os quais ainda mantém pessoas de todo mundo apreensivas quanto ao paradeiro e bem-estar dos cães, sejam eles quantos forem.


Enter video caption here






25 de mar. de 2011

Furão encontrado na estação de Trem

 

O andarilho foi flagrado correndo alegremente sobre a plataforma número quatro na estação Haymarket, na cidade de Edimburgo, logo após que o trem que vinha de Londres chegou.

mickey_ferret

 

Funcionários da estação conseguiram resgatá-lo, antes mesmo de chamar alguma entidade de proteção animal da Escócia.

Jenny Scott, inspetora sênior da SPCA, foi até a estação e disse que todos estão  ansiosos para devolver o simpático furão, apelidado de “Mickey”, ao seu tutor.

Ela disse: "Quando cheguei para resgatar o furão, os funcionários já haviam conseguido pegá-lo e colocá-lo em uma caixa. "Ele apareceu na plataforma número quatro em torno das sete horas, quando o trem que veio de Londres estava na estação.

-"Não temos certeza, se ele escapou de alguma casa vizinha, ou se ele se arriscou e percorreu todo o caminho da dentro do trem da Inglaterra a Escócia.

"Ele é muito simpático, por isso ele é obviamente, o animal de estimação de alguém.

 

"Gostaríamos muito de devolvê-lo a seus tutores humanos, pois eu tenho certeza de que eles devem estar sentindo muito a falta dele."


haymarket

"Mickey, o furão, ficará abrigado em uma instituição de caridade para animais, que resgata e realoja animais em Balerno, Edimburgo.

Fonte: http://www.dailyrecord.co.uk

E essa não foi a primeira vez que um Furão apareceu em um trem. Em Maio de 2003, a manchete no site da BBC dizia;

“Furão esfomeado provoca susto em linha férrea”

ferret20train

O furão causou um tumulto a bordo do trem da companhia “Midlands Mainline”, também do Reino Unido.

Foram os passageiros que entraram em pânico dentro do trem, enquanto o Furão procurava entre os assentos algo para comer e acabou por lanchar o almoço, do maquinista.

Os passageiros ficaram todos apavorados porque parecia  que o furão queria mordê-los.

"Eles estavam enlouquecendo", disse o porta-voz da Midland Mainline.

Assustados, os passageiros começaram a gritar com o Furão, que havia vindo da rua e que foi escalando com seus pulos chegando a estação em Long Eaton, no Derbyshire., e acabou por saltar a bordo do trem.

Existem vários tipos de animais selvagens correndo velozmente em torno do trilhos da linha ferroviária Midland Mainline, mas esse foi muito mais esperto, pois correu direto para a cabine do maquinista e mergulhou em sua sacola aonde estava sua marmita.

Um porta-voz da empresa disse que então o maquinista, desembrulhou seus sanduíches de queijo e também os biscoitos que levava e alimentou o furão para mante-lo feliz.

O maquinista do trem chamou pelo rádio a próxima estação, a de Leicester, que estava a 15 minutos de distância, para pedir ajuda.

Os inspetores da RSPCA foram chamados a bordo do trem,  e conseguiram pegar o furão com uma caixa de papelão.

furao_reinou

Fonte: http://www.dailymail.co.uk

24 de mar. de 2011

Ilha dos Gatos no Japão, recebe ajuda.

 

Desde o terremoto seguido do tsunami, quando postei sobre a Ilha dos Gatos (Cat Island em inglês e Tashirojima em japonês), estou colada nos fóruns internacionais, para saber se tudo estava bem por lá.

Apesar de muitos terem divulgado “que a ilha sobreviveu”, isso eu não tinha dúvidas…, queria realmente saber das pessoas que na sua maioria eram todos idosos com mais de 60 anos e os gatos.

Agora efetivamente, posso dizer “Os Gatos e as Pessoas da Ilha dos Gatos Sobreviveram”.

gato_ilha

Na manhã de 22 de março, helicópteros ASDF pousaram na remota ilha de Tashirojima, a via aérea, era a única maneira de acessar certos lugares, já que alguns trechos foram engolidos após o tremor de terra.

resgate_ilha

 

Em Tashirojima, 80% da população total são as 73 pessoas, com mais de 65 anos.

Cerca de uma semana após o terremoto, suprimentos de emergência foram jogados para ilha

Com o pouso do helicóptero foram distribuídos  22,800 quilos de litros de gasolina e querosene, e alimentos para 100 refeições e foram entregues também  telefones via satélite que permitirá aos moradores se comunicarem com os hospitais para pedir ajuda no caso de alguma doença ou lesão.

 

Pensávamos que as equipes de socorro são normalmente, eram capazes de atingir todas as partes das área afetadas dentro de um ou dois dias depois de um desastre. Mas não aconteceu assim.

Medicamentos e materiais de emergência, finalmente, começaram a atravessar as áreas mais afetadas.

Na ilha Tashirojima, os moradores mais jovens da  ilha, que são os que tem 50 anos, ajudaram a transportar e
distribuir a carga preciosa trazida pelo helicóptero

The Great Tohoku Kanto Earthquake: Rescue Finally Arrives at Remote

Island: Tashirojima Island, Ishimaki City, Miyagi Prefecture

.Fonte: http://mainichi.jp

Enquanto as imagens da Ilha dos Gatos, não chega, há ainda muitos gatos que sobreviveram no Japão, como esse gatinho de sorte no vídeo “Gato Sobrevivente do Japão”.

 

Arigato!

23 de mar. de 2011

A Hora do Planeta, tá chegando

Sábado, dia 26 de março, das 20h30 às 21h30. Apague as luzes para ver um mundo melhor.

A Hora do Planeta, conhecida globalmente como Earth Hour, é um ato simbólico no qual todos são convidados a mostrar sua preocupação com o aquecimento global. É uma iniciativa global da Rede WWF para enfrentar as mudanças climáticas.

Durante a Hora do Planeta, pessoas, empresas, comunidades e governo são convidados a apagar suas luzes pelo período de uma hora para mostrar seu apoio ao combate ao aquecimento global.

hora_do_planeta

Em 2010, a Hora do Planeta foi um sucesso absoluto, com recordes estabelecidos no mundo e no Brasil. Globalmente, 105 nações, 4.211 cidades e 56 capitais nacionais aderiram. Já no Brasil, mais de três mil empresas, 579 organizações, três governos e 98 prefeituras participaram do movimento simbólico de alerta contra o aquecimento global e em favor da conservação de ecossistemas terrestres e aquáticos.

Junte-se a este movimento! Visite o site www.horadoplaneta.org.br e veja como participar!

Saiba como foram as edições anteriores da Hora do Planeta

A Hora do Planeta é um movimento de todos nós. Ela une cidades, empresas e indivíduos para demonstrar às lideranças mundiais - e, principalmente, para mostrar uns aos outros - que queremos uma solução contra o aquecimento global. É uma oportunidade única para nós, brasileiros, de nos unirmos com a comunidade global em uma única voz para deter as mudanças climáticas.

Fonte: http://www.wwf.org.br/informacoes/especiais/horadoplaneta/

earth_hour

Tsunami leva Toninha para campo de arroz

 

Os voluntários que estão resgatando os animais de estimação, nas áreas atingidas pelo terremoto e o tsunami no Japão, não acreditavam no que ouviram ao telefone na manhã de 22 de março de 2011.

-"Há um golfinho dentro dos campos de arroz!", Disse o interlocutor.

Voluntário: - “Onde em qual local?

Interlocutor: - “A dois quilômetros da praia no interior da costa em Sendai!”

E lá foram eles, para salvar mais uma frágil vida.

O Sr. Taira Ryo (32), dono de uma loja de produtos para animais a “Dogwood” em Sendai, até tinha planejado visitar Ishinomaki naquele dia.Desde o terremoto, ele e mais 30 voluntários passaram a resgatar animais de estimação que foram separados de seus donos e também a abrigar os animais, que já não conviviam bem nos abrigos mistos para os refugiados da tragédia. Até essa data, eles estavam com um total de 80 animais entre cães e gatos.

Ele disse que demorou algum tempo para entender aquele estranho telefonema. Mas acelerou sua Van, em direção a Ishinomaki.E ao chegar, avistou alguma coisa se contorcendo dentro do campo de arroz, mas que agora estava inundado com a água do mar.

Era uma toninha (nome científico Neophocaena phocaenoides)

toninha

A pessoa que ligou para pedir ajuda, foi o Sr. Masayuki Sato (55). Ele estava passando com sua bicicleta, no trajeto que faz entre o abrigo e os destroços do que antes era a sua casa, ouviu o espirro de água e notou um objeto marrom escuro dentro da poça de água, onde antes havia um campo de arroz..

"Como fui eu que o achei, eu sabia que “eu tinha” que fazer alguma coisa”.

- “A Toninha também foi mais uma vítima da tsunami!”, disse o Sr. Sato.

No centro de refugiados, onde ele está abrigado, havia um cartaz com um número de telefone, para quem necessita-se chamar o resgate para animais, e ele voltou ao abrigo e ligou para o número, pois sabia que aquela seria a última esperança para salvar o animal.

O Sr. Taira, e um casal de amigos, que foram ao local indicado, fizeram uma maca com as peças de carros e um colchonete (também chamado de futon no Japão), que encontraram nos destroços que estavam por ali.

-“Tentei pegar o golfinho, com um pedaço de rede, mas sem sucesso.

Como só é possível entrar na área dos destroços com botas de borracha alta, o Sr. Taira que já estava preparado, entrou na água e o pegou em seus braços.

Todos os aquários da prefeitura foram danificados pelo terremoto e o tsunami, e não havia como contatá-los por telefone, então eles receberam alguns conselhos, através de alguns conhecidos, que foram orientados por um veterinário, que disse a eles, que a única coisa que eles podiam fazer era cobri-lo com toalhas molhadas e sobre um piso molhado, até que eles conseguissem devolve-lo ao mar.

E entre as pilhas de detritos, casas e carros contorcidos, eles foram abrindo caminho com a Van, até chegar à praia, e lá foram puxando-o pela cauda, o mais longe que puderam, até que ele se lançou pulando a onda e indo para o oceano.

E enquanto observava a Toninha nadar mesmo devagar, pensava que ela já estava bem distante. Eu não sei se ela vai sobreviver, mas é muito melhor do que morrer dentro de um campo de arroz”, disse ele.

Especialistas relataram que o local é o limite norte do habitat natural dessa espécie de Toninha.

Pelo seu tamanho e coloração, eles presumem se tratar de um filhote que foi separada de sua mãe.

Se você quiser enviar um e-mail de agradecimento ao senhor Taira pela sua dedicação, seu e-mail comercial é:

http://www.dogwood-jp.com/mail.htm

 

Artigo original por Yasunobu Shisui (泗水 康 信) de Asahi

Shimbun: http://www.asahi.com/national/update/0322/TKY201103220507. Html

Traduzido do Japonês para o Inglês por Varnam Simon

Adaptação p/ português: Marli Delucca.

20 de mar. de 2011

Gatinha grávida precisa de ajuda para respirar

Essa linda gatinha de apenas 1 ano, é uma das muitas filhas entre os filhos da Protetora Sandra Ferro.

Morando em Goiânia, longe do grande eixo Rio-SP, seus ações em prol dos animais lhe rendem sempre mais filhos de pêlos.

casos_ferro

Recentemente a gatinha Mon Chérrie, começou a apresentar dificuldade para respirar.

Levada ao veterinário, este solicitou que fosse feito um ultra-som para localizar a disfunção.

gata_ferro  gata_ferro1

O resultado inesperado foi de a gata está grávida, no sistema respiratório, nada foi encontrado, mas ela ainda continua com dificuldade de respirar.

Talvez seja necessário submete-lá a uma cesárea, para preservar sua vida e a dos gatinhos.

A protetora Sandra Ferro é mais conhecida entre os outros protetores por divulgar o trabalho de todos, e sempre fez “milagres” para conseguir “bancar” seus resgates, e agora está sem condições de custear o tratamento que a gatinha precisa.

E por esses motivos que peço as pessoas que a ajudem neste momento de necessidade. Sei que há pessoas solidárias e que acham que R$ 10,00 não fará diferença, mas isso é um engano, faz muita diferença para quem precisa.

Caixa Econômica Federal ou Lotéricas
Banco 104 Ag. 1575 Op. 013
Conta  Poupança n° 00675550-1
sandraferro_gata

Obrigado,

Marli Delucca

Tsunami cria abrigo com pessoas e animais.

Tsunami" é uma palavra japonesa cujo significado é "onda de porto", mas em português o mais usado é a palavra "Maremoto".

Para as estradas, construções e tudo o mais que esteja a frente de uma tsunami, a destruição é quase certa.

Mas para a natureza, o planeta Terra, essa denominação de destruição, não ocorre. No Egito antigo, as enchentes do Rio Nilo é que foram as responsáveis pelas fartas colheitas, e com a abundância de alimentos, fizeram do Egito um grande império daquela época.

A devastação criada pela tsunami de 11 de março de 2011, no norte do Japão, somente poderá ser amenizada com muita solidariedade e compaixão por todos os seres viventes que sobreviveram a tragédia.

Um dos adventos pós-tsunami no Japão, foi a criação de abrigos mistos, aonde as pessoas permanecem ao lado de seus animais de estimação.

Slide5

Até o dia 17 de Março, nos abrigos improvisados, eles só tinham recebido alimentação para humanos. Alguns abrigos somente haviam recebido porções de arroz, e a água também é racionada.

Mas a adversidade da situação parece ser compreendida por todos, inclusive os animais, os quais são alimentados com a porção de comida a qual cada família recebe diariamente e que divide com seus filhotes de pêlo.

Slide6   Slide7 

Muitos socorristas e protetores revelaram que estão conseguindo reunir os animais resgatados a seus donos, graças a identificação que os animais tinham em suas coleiras, uma grande parte de animais foi encontrada com um saco plástico com fecho preso a coleira, dentro dinheiro e um bilhete que pedia a pessoa que encontra-se o animal , o devolve-se a sua família e que usa-se o dinheiro para alimenta-lo e  para o transporte.

Slide16

Veja o vídeo com a reportagem e mais fotos dos abrigos mistos.

 

E lembre-se que em todo o mundo, pessoas e animais precisam da sua solidariedade e da sua compaixão.Nas catástrofes naturais e quem outras tragédias, os animais quase sempre são os últimos a serem lembrados pelas autoridades para serem socorridos.

Os animais são seres sencientes, sentem fome, sentem frio, sentem dor, sentem tristeza e se solidarizam com a dor não só de outros animais, mas com a dor da tristeza humana. Solidarize-se você também, exija que o direito a vida dos animais seja respeitado. Os animais também tem direitos, cabe a nós o dever de cobrá-los.

Slide24

A questão não é eles pensam, ou eles falam! – A questão é que eles SOFREM! ( Jeremy Bentham)

16 de mar. de 2011

Cães da Tsunami foram resgatados

Após a divulgação do vídeo “Tsunami- Dois cães a espera de resgate”, que mostra como um cão que sobreviveu ao tsunami no Japão permaneceu cuidando de seu companheiro ferido nos escombros do que pode ter sido seu bairro, milhares de pessoas em todo o mundo começaram a se perguntar sobre o destino dos animais.

No vídeo capturado pela equipe da TV Fuji, o repórter comenta: –“ No início pensei que o cão queria que ficássemos longe deles, mas depois percebi que o segundo cão ainda estava vivo, e que o primeiro estava tentando ajudá-lo ", ele que reside em Yokohama, e que postou o vídeo em seu blog Ohmaidog .

caes_03

"Aparentemente, os cães foram deixados lá, nós não tínhamos nem água e nem comida para oferecer aos cães, e também não havia informações de quem ou algum grupo poderia posteriormente resgatá-los. Quando o vídeo foi ao ar as pessoas começaram a enviar e-mails a TV Fuji  perguntando qual era o local aonde estavam os cães, para poder encontrá-los e socorre-los ", disse ele.

caes_01

Mas a boa notícia veio com o passar das horas: Kenn Sakurai , presidente de uma empresa de “alimentos para animais” a “Butch”, estava se dedicando a socorrer e resgatar animais, desde que foi dado o alerta de terremoto e o da tsunami. Ele confirmou que ele havia encontrado os cães, e transportando-os para locais seguros.

Ken Sakurai | Facebook

 

 

"Trouxemos dois cães a Mito, Ibaraki. Um está na clínica veterinária, enquanto o outro foi levado ao abrigo ", disse ele em seu perfil do Facebook .

 

 

Kenn Sakurai

Sakurai fez menção ao vídeo dos cães, para explicar o quão difícil é de se fazer qualquer resgate, considerando o estado em que se encontram as ruas e estradas.

Levamos duas horas para levá-los para o abrigo mais próximo. Porque as chances são melhores porque usamos motos e bicicletas. Uma grande gaiola, é colocada na parte traseira da bicicleta.  Mas para trazer o animal e seu peso de volta assim é bem ariscado, quando temos que atravessar locais onde não há estradas ", disse ele, e lembrou que um dos socorristas quebrou uma costela na terça-feira após cair de sua bicicleta ao transportar um outro animal.

"Estes dois cães foram resgatados. Qualquer pessoa que viu o vídeo, sabe que o cão malhado está em melhores condições, enquanto que o cão branco que estava deitado continua no veterinário, porque estava muito debilitado. Mas estes dois cães são apenas a ponta do iceberg.  Há muitos mais cães que precisam ser resgatados e precisam de ajuda ", ele declarou .

De acordo com Sakurai tem nesses primeiros dias após o tsunami até agora ele já resgatou 62 animais

E o vídeo que comoveu o mundo.

Slide9 Slide2 Slide1

"Jamais creia que os animais sofrem menos do que os humanos. A dor é a mesma para eles e para nós. Talvez pior, pois eles não podem ajudar a si mesmos." (Dr. Louis J. Camuti)

15 de mar. de 2011

Tsunami–Cães a espera de resgate

Um vídeo de um canal de TV que foi ao ar em 14 de Março, está mobilizando ONG’s e protetores japoneses.

caes_arahama

A reportagem feita no bairro costeiro de Arahama, Sendai (Miyagi), é uma das áreas mais devastadas pelo tsunami do dia 11/03/2011.

arahama_ad

 

E em meios aos escombros, um cão vai de encontro ao repórter, dá algumas voltas e dá sinais que está a procura de água (a água que se vê na reportagem, além de estar cheia de detritos, também ainda esconde os corpos de pessoas e animais que não conseguiram se salvar da tragédia).

O cão tenta atrair o repórter, ele quer que o repórter veja que ele está protegendo outro cão que parece estar desfalecido, ele rodeia o amigo e o obriga a se mexer, para que o repórter veja que ele ainda está vivo e que precisa de ajuda.

Não há ainda informações se o repórter resgatou os cães, o que é pouco provável, mas os protetores japoneses já se mobilizarem e estão se dirigindo ao local, logo que a reportagem foi ao ar, para o resgate dos cães.

Tsunami–Cães a espera de resgate

Emanemos energias positivas e orações a todos os seres viventes que ainda esperam por ajuda e resgate, sem nos esquecer de todos aqueles que pereceram e que agora brilham no céu.

13 de mar. de 2011

CAPIVARAS ASSASSINADAS NA CALADA DA NOITE

No final da noite de ontem (12), na calada da noite, a Prefeitura de Campinas (SP) assassinou 13 capivaras que estavam confinadas no Lago do Café. Os corpos dos animais foram retirados envoltos em sacos pretos e transportados para o aterro municipal. O processo foi realizado por pelo menos 25 pessoas e não foi divulgado. Segundo o secretário de Saúde, Francisco Kerr Saraiva, por se tratar de “assunto técnico”, “não foi necessário avisar a população”.

capivaras_exterminadas

A guarda municipal impediu a aproximação de defensores de animais.

Foto: reprodução Mídia Independente

Funcionários do Centro de Controle de Zoonoses e um grande número de guardas municipais impediram a aproximação de defensores de animais, que estranharam a circulação de viaturas e carros oficiais dentro do parque. Os manifestantes sofreram ameaças verbais, segundo representantes do grupo de defesa animal GAAR Campinas.

Apesar de as capivaras serem apenas vítimas, afinal viviam em um lugar sem qualquer limpeza (responsabilidade da prefeitura) e não terem sido tratadas (há cura para a doença), isto no caso de estarem realmente doentes (não foram feitos exames), a prefeitura se valeu de uma autorização do Ibama que atestou a eutanásia dos mamíferos como alternativa para interromper a proliferação do carrapato-estrela, que transmite a febre maculosa ao ser humano.

Anteriormente, o prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos, havia firmado em mensagem do twitter: “Decretar morte de capivara é forma simplista de enfrentar problema da febre maculosa. Desafio para academia é como exterminar carrapato contaminado.”

Defensores de animais prometem uma manifestação, neste domingo à tarde, em frente ao portão do Largo do Café. “Vamos colocar 13 cruzes em frente ao parque para simbolizar a morte dos animais na calada da noite. Foi uma covardia”, lamentou Flávio Lamas,presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (CMPDA).

Fonte: ANDA






O EXTERMÍNIO DAS CAPIVARAS

PREFEITURA DE CAMPINAS ACABA DE MATAR COVARDEMENTE AS CAPIVARAS
 

exterminio_capivaras

 

De: Gaar Campinas <gaarcampinas@yahoo.com.br>
Data: 12 de março de 2011 22:43

COM GRANDE LAMENTO COMUNICAMOS A TODOS QUE A PREFEITURA DE CAMPINAS ACABA DE MATAR AS CAPIVARAS CONFINADAS NO LADO DO CAFÉ,
 
NUM ATO COVARDE E CRIMINOSO. TÃO CRIMINOSO QUE TEVE QUE SER EXECUTADO NA CALADA DA NOITE.
CRIMINOSO AGE À NOITE MESMO!
 
A GUARDA MUNICIAPL ESTÁ NO LOCAL PROTEGENDO OS EXECUTORES DESSA BARBÁRIE E AMEAÇANDO OS AMBIENTALISTAS PORQUE CHAMARAM A POLÍCIA MILITAR, AMEAÇANDO INCLUSIVE A INTEGRIDADE FÍSICA DE QUEM ESTÁ AGORA NO LOCAL PARA PROTESTAR CONTRA ESTE ATO CRUEL, DESNESSÁRIO E REVOLTANTE.
 
A INJUSTIÇA VENCEU MAIS UMA VEZ E OS INCOENTES JÁ ESTÃO EM OUTRO PLANO DA EXISTÊNCA.
 
LAMENTAMOS PROFUNDAMENTE E FOMOS IMPOTENTES PARA SALVÁLAS.
 
O MAL VENCEU O BEM!
 
QUEM PUDER IR AO LOCAL, HÁ VÁRIOS ATIVISTA  E A IMPRENSA NO LAGO DO CAFÉ AGORA E A DRA ROSANE MORTARI, DELEGADA DE PROTEÇÃO ANIMAL JÁ ESTÁ INDO PARA O LOCAL
 
ESTAMOS DE LUTO!
EQUIPE GAAR

3
 

PS: Vejam a imagem abaixo, o próximo extermínio deverá ser o da vegetação. (depois poderão lotear o terreno para a construção talvez de novo condomínio de luxo que não queria as capivaras, nem o lago, nem a vegetação em seu caminho)

22c3d
 

“O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons” – “Martin Luther King”

12 de mar. de 2011

Maru, o gato mais famoso do youtube está a salvo

 

A notícia sobre o terremoto e o tsunami que se abateu sobre o Japão, fizeram com que muitos fãs ficassem preocupados com Maru, o gato mais famoso do youtube.

Em seu site, na tarde de 11.03.2011, uma foto com a frase: – “Maru está a salvo. Obrigado por sua preocupação e suas preces”, foi um alívio para todos que acompanham as peripécias dele.

maruisasfe

 

Maru é um sucesso cercado de mistério. A dona se recusa a aparecer, não revela o nome nem onde mora. Esse segredo todo e o talento do gato fizeram de Maru uma febre no Japão. Primeiro foi lançado um livro com fotos dele, e agora um DVD com os melhores momentos de Maru. Assim que foi lançado, entrou na lista dos mais vendidos no Japão.”(fonte: Fantástico)

Maru, em japonês, quer dizer redondo. Muitos felinos invejosos bem que tentam reproduzir as peripécias que circulam em vídeos caseiros pela internet. Mas só Maru conseguiu cativar uma plateia virtual de seis milhões de pessoas.

Maru já foi até contratado por uma empresa de serviços de internet no Japão como garoto-propaganda, quer dizer, gato-propaganda.

Aqui, um dos vídeos do Gato Maru

 

Tsunami pode ter atingido Ilha dos Gatos no Japão

 

A "Ilha dos Gatos", oficialmente conhecida como "Tashiro Island" (田 代 岛) é uma ilha perto da cidade de Ishinomaki em Miyagi no Japão, e possui gatos espalhados por toda a sua extensão. 

A Ilha fica localizada a cerca de uma hora de balsa do porto Ishinomaki na Província de Miyagi, principal ilha japonesa de Honshu. Segundo os noticiários sobre o terremoto que atingiu o Japão, a ilha dos gatos estava a poucos quilômetros do epicentro do terremoto, e no caminho por qual o tsunami percorreu até a costa da província de Ishinomaki na cidade de Miyagi no Japão.

ilhadosgatos (2)

O epicentro foi localizado a cerca de 100 quilômetros ao largo da prefeitura de Miyagi, na região nordeste do Japão.O abalo, deu origem a um tsunami que atingiu a costa japonesa com uma onda de cerca de 10 metros de altura.

Uma foto que foi divulgada hoje pela TV Japonesa mostra um gato boiando no mar por sobre um escombro.

ilhadosgatos (1)

 

A Ilha dos Gatos

Para os apaixonados por gatos, este era o lugar certo para uma visita a verdadeira Gatolândia.

Aparentemente, havia lá mais gatos do que seres humanos na ilha; cerca de somente 100 pessoas que residiam na Ilha Tashiro, e a maioria delas tinha mais de 70 anos de idade. 

ilhadosgatos (3)

Era possível conhecer a ilha em um único dia de passeio, pois ela tem (ou tinha) apenas  8 quilômetros quadrados.

No passado, os habitantes viviam do cultivo da seda, e os gatos foram trazidos de barco para a ilha para eliminar os ratos que naturalmente devoravam o bicho-da-seda (os ratos são um predador natural dos bichos). A pesca era farta e popular entre os habitantes da ilha, e também recebia pescadores de outras regiões que  pernoitavam na ilha durante a noite. 

ilhadosgatos (4)    ilhadosgatos (5)

ilhadosgatos (12)   ilhadosgatos (14)

Os gatos iam para as pousadas onde os pescadores estavam hospedados e ficavam ali implorando por  alguma migalha.  Ao longo do tempo, os pescadores foram desenvolvendo um relacionamento amoroso  para os gatos e passaram a observar  atentamente os gatos, interpretando suas ações bem como de suas reações, conseguiam interpretar a previsão de tempo, se iria chover, fazer sol, se haveria ressaca na praia, e grandes quantidades de peixe no mar. 

ilhadosgatos (9)    ilhadosgatos (10)

Um dia, quando os pescadores estavam coletando pedras para serem usadas para fixar as redes de pesca, uma pedra maior caiu e matou um dos gatos.  Os pescadores, sentindo pena e remorso pela perda do gato, o enterram, e neste local construíram ali uma pequena capela, desde então os gatos que adoecem e morrem, são enterrados e pedras ornadas são deixadas próxima a capela.

ilhadosgatos (19)

 

Além da beleza dos gatos, há várias obras arquitetônicas inspiradas no tema,já que agora os habitantes da ilha vivem do turismo gerado pelos apaixonados por gatos que chegam para conhece-los, fotografa-los e filma-los. Anualmente, é aberto um concurso para a eleição da “melhor fotografia de gatos da ilha”, que visa incentivar ainda mais o turismo.

ilhadosgatos (17)     ilhadosgatos (15)

Só é possível chegar a ela através de balsa e é claro, é estritamente proibido a entrada de cães na ilha dos gatos.

As notícias sobre a tragédia ainda são escassas e por enquanto não li nenhuma nota sobre a ilha, os gatos e ou seus habitantes.

Aqui uma notícia de esperança divulgada, aonde um barco dado como desaparecido, reaparece.

 

80 passageiros de barco levado por tsunami estão salvos

Fonte: France Presse

TÓQUIO, 11 Mar 2011 (AFP) -Um barco arrastado pelo tsunami que varreu na sexta-feira a costa nordeste do Japão foi encontrado e seus 81 passageiros, resgatados com vida por helicópteros militares, informou neste sábado a agência Jiji Press. O barco, de uma empresa de construção naval do porto de Ishinomaki, estava na prefeitura de Miyagi.

Esse navio havia sido dado como desaparecido, tal como um trem com um número desconhecido de passageiros a bordo continua como desaparecido. O trem fazia a ligação entre as cidades de Sendai e Ishinomaki quando descarrilou, ao ser atingido pelo tsunami.

Aos gatos e aos habitantes da ilha, que durante tantos anos viveram em paz e harmonia, dividindo o alimento, a moradia, as alegrias e as tristezas, deixo aqui essa pequena recordação de um lugar que nunca deixará de existir no coração de todos aqueles que amam animais e a convivência com eles.

ilhadosgatos (22)

ilhadosgatos (25)    ilhadosgatos (23)

ilhadosgatos (26)