19 de dez. de 2013

JJ, é uma vira-latinha muito simpática que foi adotada em um abrigo e treinada para que pudesse ajudar a menina KK de 7 anos de idade – quando ela está prestes a ter uma reação com risco de vida, e acredita-se que a vira-lata é o primeiro canino que foi permitido ficar dentro de uma sala cirúrgica no renomado Centro Médico da Universidade Duke.

A família e os treinadores do animal acreditam que JJ é o primeiro cachorro a ser treinado para cheirar e reagir ao início de uma  mastocitose , que é uma doença rara caracterizada pelo acúmulo anormal de mastócitos na pele, medula óssea e órgãos internos, como os nós de fígado, baço e linfonodos. Nos distúrbios da ativação de mastócitos, os mastócitos são facilmente acionado para liberar seus mediadores, o que resulta em muitos dos mesmos sintomas como mastocitose sistêmica.

JJ a cachorrinha "É o pequeno anjo da guarda", de Kaelyn Krawczyk – apelidada de KK, disse sua mãe em entrevista a rede de TV NBC

Vídeo) Cachorrinha Ajuda Médicos a Monitorar

"Estamos muitos animados para o fato de que JJ pode se juntar a nós para esse procedimento, para ver o que ela pode fazer e quais informações ela pode nos fornecer.  "Isso nos ocorreu que JJ é realmente apenas um monitor adicional que fornece informações sobre o que está acontecendo com KK", disse o Dr. Brad TAICHER, professor assistente de anestesia pediátrica na Universidade Duke.

KK, que vive em Apex, Carolina do Norte, nasceu com desordem ativação de mastócitos, uma condição rara que pode causar reações quando a menina fica muito quente, ou muito fria, ou fica estressada. Um de seus maiores fatores de risco é a fadiga.

As reações podem variar de leve, onde ela só se sente um pouco desconfortável, para uma alteração de pressão arterial e ela sente dor abdominal e vômitos, e tem dificuldade para respirar, disse Michelle Krawczyk, a mãe de KK com risco de vida.

"Coisas cotidianas que crianças de 7 anos, querem fazer, como correr e brincar ou ir ao parque ou qualquer outra coisa assim, é um risco em potencial", disse Krawczyk.

Sabendo que os cães podem ser treinados para detectar crises iminentes em pessoas, os pais de KK começaram a procurar um cão que poderia ajudar a avisá-los quando KK estava prestes a enfrentar um problema, mas  a resposta era de  que os cães não são treinados para esse tipo de problema, ou que eles não são treinados para atuar com uma criança tão jovem.

Finalmente, a família conheceu a organização Eyes, Ears, Nose and Paws, e em um processo similar usado para treinar cães de alerta-diabético, o centro treinou o cão de resgate de apenas 2 anos de idade, que agora pode sentir quando KK está prestes a ter uma reação, dando a sua família preciosa aviso prévio.

JJ é agora o pequeno monitor da menina e elas são inseparáveis. Quando a cachorrinha percebe que algo está errado, ela começa a saltar para cima da perna, dá um puxão nas roupas da menina.

A maioria dos cientistas acredita que os cães sentem pequenas mudanças sutis no comportamento, disse o Dr. Lawrence Myers, professor associado de comportamento animal na Universidade de Auburn.

"Os cães realmente, são muito interessados ​​em seus seres humanos e prestam muita atenção em nós", disse Myers. "Especialmente o comportamento dos seres humanos que estão ligados a eles".

Cães são usados ​​para detectar alguns tipos de cânceres, e também quando a elevação e baixa dos níveis de açúcar em diabéticos, e também para prever convulsões em pessoas com epilepsia. Alguns investigadores estão convencidos de que os animais respondem a uma mudança no odor da pessoa.

Seja qual for o cão está reagindo, a mãe de KK é grato JJ está lá.

"Ela é a razão pela qual podemos dormir à noite, ela é a razão pela qual KK pode ter uma vida mais normal, e que pode não parecer muito, mas quando você tem que restringir o seu filho de atividades normais, todos os dias, a capacidade de não ter que fazer mais nada é simplesmente fenomenal ", disse Krawczyk.

KK chama o cão "muito bonita e inteligente", e diz que ela é sua melhor amiga.

KK tem tido uma série de infecções renais assim na quarta-feira, ela passou por uma cirurgia no Hospital da Universidade Duke para tentar tratar o problema. Seus médicos queriam JJ para fazer o que ela sempre faz - alertá-los para todos os problemas.

O procedimento de 45 minutos "correu perfeitamente", disse TAICHER. Os médicos sabiam o começo e o final  da anestesia foi o de maior estresse para KK, e que o cão, a  fez reagir de uma forma muito suave, controlado, para poder indicar que algo estava acontecendo, mas nada muito importante, acrescentou. Caso contrário, JJ manteve a calma durante todo o procedimento e sentou-se debaixo da cadeira de seu treinador.

O médico responsável admitiu que algumas pessoas disseram  que ele era louco por sugerir que o cão deveria estar presente, mas sua decisão em última instância, recebeu o apoio do Centro Médico. A cachorra não usou qualquer roupa especial ou sofreu qualquer limpeza extra antes de entrar na sala cirúrgica, disse ele.

"Nossas preocupações para as infecções eram muito pequenas e nós pensamos que o benefício de a a cachorra como um monitor extra seria de maior benefício do que o risco de infecção", disse TAICHER.

É muito raro ter um cão presente em uma sala de procedimento hospitalar, disse o Dr. Timothy E. Smith, um professor associado de anestesiologia pediátrica do Wake Forest Baptist Medical Center. De fato, tanto Smith e Myers nunca ouviu falar de qualquer outro desses casos.

Smith disse que estaria aberto a considerar essa opção se ele tinha uma forte razão para acreditar que ele iria ajudar, mas notou muitas coisas acontecem para o corpo humano sob anestesia que pode mudar qualquer interpretação que um cão está respondendo. Em geral, ele também ficaria preocupado sobre como um animal teria impacto que é normalmente um " sagrado ambiente estéril."

"Minha principal preocupação é entrar alguma infecção potencial ou bactérias na sala de cirurgia, onde você tem uma cirurgia de paciente que tem e uma ferida aberta", disse Smith.

Myers acrescentou que muito mais pesquisa precisam ser feitas sobre a capacidade dos cães para detectar ataques e doenças nos seres humanos,  assim que os cientistas podem entender como eles fazem isso e como eles são confiáveis.

Fonte: Today/NBC

Veja também

19 de dez. de 2013
comments powered by Disqus

Comentário(s)

Nenhum comentário:

Postar um comentário