20 de fev. de 2014

(Com vídeos) Qual é a maior história a surgir fora dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014? A do massacre dos cães errantes das ruas da cidade de Sóchi na Rússia.

Slide2

A matança de animais abandonados começou muito antes das Olimpíadas, em outubro de 2013, de acordo com reportagens da imprensa. Um número incontável de cães foram mortos por equipes de remoção de pragas " armados com dardos envenenados e iscas envenenadas que lentamente levaram os cães a morte. O comentarista da ESPN Keith Olbermann  descreveu Sochi como uma "Uma Olimpíada manchada com o sangue de milhares de cães."

As Autoridades russas afirmaram que os cães são selvagens e potencialmente perigosos e, assim, contratou uma empresa para extermina-los.

Slide3

Muitos dos cães foram abandonados por ex-moradores de Sochi que foram desapropriados pela construção da vila olímpica. Os cães continuaram a vagar pela cidade e foram cruzando e tendo filhotes que eram alimentados pelos trabalhadores da construção civil. A maioria dos cães são amigáveis, muitos são filhotes. Agora eles capturaram os corações dos atletas, fãs e repórteres da mesma forma, e a indignação com o massacre tornou-se um escândalo internacional mencionado em jornais de renome como o New York Times, CNN (mas não divulgado pela imprensa brasileira – porque será? Talvez porque no Brasil as autoridades também não se preocupam com os animais).

Eles também dizem que na Rússia nunca foi uma prioridade as políticas sobre direitos dos animais e deveres de seus responsáveis, incluindo a esterilização e castração, o que teria ajudado a evitar os problemas atuais.

"Precisamos de um programa de esterilização para cães", disse Nadezhda Mayboroda, morador de Sochi, que está trabalhando no abrigo. "As pessoas não estão conscientes de que é necessário esterilizar seus cães de estimação. Os seres humanos são responsáveis ​​por tudo isso. "

Slide1

Nos últimos meses, os moradores de Sochi relataram ter visto cães sendo alvejados com dardos envenenados, em seguida, os corpos dos animais eram jogados em caminhões. Aleksei Sorokin, diretor-geral de uma empresa de controle de pragas, Basya Services, confirmou que sua empresa foi contratada para capturar e matar animais abandonados, dizendo aos jornalistas locais que o trabalho era necessário.

Mas isso não significa que os cidadãos russos não estão horrorizados. O Bilionário russo Oleg Deripaska, que financiou grande parte da construção olímpica em Sochi e que também é um amante de cachorros, doou fundos para a criação de um abrigo de animais, na periferia da cidade, e os voluntários resgataram e estão cuidando de mais de 140 cães. "Foi-nos dito: 'Ou você retira todos os cães do vila Olímpica ou vamos matá-los ", disse Olga Melnikova, a gerente do abrigo. Mas esse abrigo, construído as pressas é somente uma coleção de casinhas e cercas de arame, lá não há água, nem eletricidade que comporte um aquecedor, e ainda há mais centenas de cães que ainda estão perambulando pelas ruas.

As perguntas também não param: O que será dos cães após os Jogos Olímpicos terminarem ?

Quem vai adotá-los? Será que alguns destes cães passarão o resto de suas vidas em canis de terra lotados? Existem planos para a construção de um abrigo permanente de animais em Sochi e a implementanção de um programa de castração ou controle de natalidade?

Pelo menos dois atletas olímpicos de os EUA estão planejando trazer para casa cães vadios das ruas de Sochi

Yulia Krasova diz que testemunhou a morte longa e agonizante de um cão de rua, quando ela saiu de uma sala de cinema em Sochi, há duas semanas.

Beslan, dez anos depois Líder russo em Sochi Rep. Rogers: Cooperação Rússia não 100.

"No começo eu pensei que alguém bater o cão", ela lembrou. "O cão levantou-se e começou a correr em círculos. Então, ela caiu e começou a cuspir para cima ... Liguei para o veterinário. Ele disse que há uma garantia de 100% que o cão foi envenenado."

Krasova filmou o cachorro morrer com seu telefone celular. Assim fez Irina Gutnik, outro morador Sochi.
Gutnik disse que encontrou um cão em convulsão e latindo de medo e dor bairro Bitka de Sochi em em dezembro.
"Eles sempre envenenar os cães de rua aqui", disse Krasova. "Mas em dezembro ele ficou terrível ... eles começaram a envenenar os animais terrivelmente antes dos Jogos Olímpicos."
Relatórios do abate generalizado de animais colocaram cidade e autoridades olímpicas na defensiva.
"Todos os cães vadios que são encontrados no Parque Olímpico são recolhidos por um empreiteiro profissional veterinário para o bem-estar das pessoas no parque e os próprios animais", disse o Comitê Organizador de Sochi 2014, em um comunicado esta semana.
"Todos os animais saudáveis ​​são liberados após o seu exame de saúde."
Vladimir Makarenko, o chefe da administração de distrito Hostinski de Sochi, disse voluntários eram bem-vindos para levar cães abandonados para um novo abrigo aberto recentemente nos arredores da cidade.
Mas o anúncio do novo abrigo apoiado pelo governo foi recebido com profunda desconfiança pelos membros da rede de base de ativistas dos direitos dos animais em Sochi.
"Ao longo dos últimos dois dias, quando esse tumulto começou, eles construíram este novo abrigo apenas para a mídia", disse Vlada Provotorova, um dentista que construiu seu próprio abrigo improvisado para proteger os cães de extermínio.

Ativistas de direitos animais em Sochi enviado CNN fotos de três contratos recentes assinados entre o governo da cidade de Sochi e Basia Services, uma empresa com sede em Rostov-on-Don.
Em um dos documentos, de 24 de maio de 2013, o governo municipal concordou em pagar a empresa de 99.450 rublos [cerca de 2.800 dólares] para a "captura e coleta de animais abandonados."
CNN fez várias tentativas de falar por telefone com executivos de Serviços Basia.
Os representantes da empresa se recusou a responder às alegações seus empregados envenenados animais de rua.
Como alarme cresce entre os amantes de cães russos, alguns ativistas dos direitos dos animais têm tomado o assunto em suas próprias mãos.
No mês passado, um moscovita, Igor Airapetyan, levou todo o caminho para Sochi para pegar uma van de carga de cães de rua que ele, em seguida, "evacuados" para a capital russa. Vídeo da viagem viagem foi postada em uma página no Facebook intitulado "Morte em Sochi."
Enquanto isso, Provotorova e vários amigos continuam a doar tempo e dinheiro para alimentar, abrigar e esterilizar os cães de rua dúzia eles colocados em um pequeno canil eles construíram nos arredores de Sochi.
Esta semana, os cachorros latiam e abanando a cauda loucamente quando Provotorova e vários outros voluntários chegaram com suprimentos de comida de cachorro.
"Estamos protegendo-os de Basia", disse disse Provotorova.
"Eu não culpo os Jogos Olímpicos", disse Dina Filippova, enquanto esfregava os canis com um esfregão. "Nós não temos um programa de esterilização, para que haja uma enorme quantidade de cães vadios aqui e autoridades tentam controlá-los. Eles não podem."
Filippova, um advogado que vivem em Sochi, argumentou a Rússia precisa de uma nova legislação para a protecção e gestão dos animais.
"Na Rússia, você pode abusar animais e não é um crime. Você pode comprar e adotar um animal e soltá-lo na rua, não é um crime", disse ela. "Você não tem nenhuma obrigação legal para esterilizar o seu cão ou gato."
Filippova e Provotorova ambos admitiram que suas famílias muitas vezes acusou de ser "louco" sobre os animais.
Mas um de seus companheiros voluntários tiveram outra explicação para por que ela dedicou tanto tempo para cuidar e alimentar para animais de rua.
"Na minha idade eu prefiro cuidar de animais", disse Valentina Slivat, que se descreveu como uma "enfermeira Soviética simples" que trabalhava em um hospital em Sochi.
Um cão de rua fofo chamado "Pushistik" seguido Slivat constantemente ao redor do canil, e, periodicamente, pulou em seus braços.
"As pessoas têm mãos, pernas, cérebro. Mas os animais foram abandonados. Precisamos salvá-los", disse a enfermeira.

A PETA escreveu à Embaixada da Rússia e ao prefeito de Sochi, exigindo que cessem os assassinatos e que iniciem as castrações dos animais já recolhidos.

 
 

Por que os atletas olímpicos se importam mais com cães do que com as pessoas em Sochi?

A grande questão na preparação para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014 não tinha nada a ver com o esporte. Como atletas, treinadores e dignitários entrava para Sochi, o mundo esperou para ver se alguém teria coragem de falar sobre o que está acontecendo na Rússia. Nos últimos dias, temos obtido uma resposta alta e clara. "Isso me deixa triste", disse freeskier EUA Brita Sigourney . "É difícil de assistir", lamentou a prata americana medalhista de esqui Gus Kenworthy. "Eu não estou tentando fazer uma declaração", disse EUA bobsled e skeleton assessor de imprensa Amanda Pássaro , acrescentando que ela "foi espantado o quanto as pessoas têm vindo até mim e perguntar sobre isso."

Esta situação triste, difícil de relógio é, naturalmente, a situação dos cães vadios de Sochi. Como o New York Times informou em 5 de fevereiro , "centenas de animais abandonados [foram] enfrentando uma sentença de morte", como os jogos se aproximou. Embora um porta-voz do Comitê Olímpico Internacional afirmou que "seria absolutamente errado dizer que qualquer cão saudável será destruído", um defensor dos direitos dos animais russo disse à tempos que "cerca de 300 cães por mês estavam sendo mortos em Sochi", alguns deles supostamente com dardos envenenados. E de acordo com o Número , muitos destes cães não são selvagens. Ao contrário, eles são animais de estimação abandonados.

Ao pousar em Sochi, Sigourney, Kenworthy, Pássaro, e snowboarder americano Lindsey Jacobellis foram todos inspirados a ajudar a afastar a crise canina. Cada declarou a intenção de adotar um gato de rua, com Kenworthy ficar na Rússia por mais uns dias para que ele possa obter a papelada para adotar vários filhotes.

Por que vale a pena, os cãezinhos de Kenworthy parecido com este:

E aqui está uma foto de Jacobellis com seu cão novo bonito:

Quem poderia criticar esses atletas olímpicos por querer salvar cães adoráveis ​​de uma morte quase certa? Não me. Kudos para Kenworthy, Jacobellis, e outros amantes dos animais que decidiram dar uma casa cão com eles, e para tomar uma posição pública."Preciso de um bilionário que tem um avião que está disposto a deixar-me levar 100 cães no vôo comigo de volta para os EUA", Pássaro, o assessor de imprensa, disse EUA hoje . E parabéns, assim como para os de volta nos Estados Unidos que já foram movidos para saber sobre como adotar um gato de rua Sochi . ( The Humane Society faz notar , porém, que há uma abundância de animais de estimação desabrigados para adotar nos Estados Unidos.)

Mas tudo isso simpatia louvável para cães abandonados de Sochi aponta para cima quanto mais ouvimos sobre direitos dos animais do que os direitos humanos ao longo das últimas semanas. Enquanto alguns atletas, como o snowboarder canadense Michael Lambert e saltador de esqui austríaca Daniela Iraschko-Stolz , fizeram declarações fortes em Sochi, não ouvimos muito em tudo a partir de atletas olímpicos sobre assuntos não-relacionados cão. Não é por falta de problemas que precisam enfrentar. Página da Human Rights Watch sobre " Abusos olímpicos da Rússia ", observa 2,013 passagem do país de leis de propaganda anti-gay, bem como uma série de outras transgressões perturbadoras: o fato de que mais de 50 jornalistas foram assassinados na Rússia nos últimos 22 anos; que as plataformas de Sochi foram construídos por mais de 70.000 trabalhadores migrantes que trabalharam incessantemente em violação da lei da Rússia; "uma aldeia, construção olímpica e que em destruíram poços de água potável locais ., deixando os moradores sem nenhuma fonte de água potável confiável durante anos "Um ativista russo que tem trabalhado para controlar os danos ambientais causados ​​pelos jogos foi recentemente condenado a três anos em um campo de trabalho .

A Human Rights Watch também relata que cerca de 2.000 famílias foram reassentadas à força por conta da construção olímpica, com alguns deles a receber nenhuma compensação. Estes despejos compulsórios, o New York Times disse naquele artigo 05 de fevereiro, provavelmente explicar porque muitos dos animais abandonados Sochi foram abandonados: Famílias deixaram seus animais de estimação para trás, porque o governo russo demoliu suas casas.

Crise animais de Sochi, em seguida, pode ser melhor entendida como uma proxy para um humano. Então, por que não são atletas de qualquer ou, realmente, tudo o que muitos jornalistas-falando que a crise humana?

Em uma coluna 10 de fevereiro para o The Guardian , Heather longo ponderou por que a matança de cães vadios parece ter provocado muito mais indignação do que qualquer outra coisa que está acontecendo na Rússia. Longo argumentou convincentemente que "ajudar animais como os cães Sochi é, em muitos aspectos, um problema mais fácil de resolver do que muitas das maiores tragédias humanas do mundo: a guerra, a pobreza, o abuso infantil, tráfico, doença, etc" Ela também citou uma pesquisa recente mostrando que temos mais empatia para cães agredidas do que os seres humanos adultos , e cita um correspondente de guerra da CNN, que escreveu em 2008 , "De todas as histórias que eu cobri durante as minhas viagens freqüentes para o Iraque, a maioria dos comentários que recebi telespectador perguntou sobre o animais vítimas de guerra em vez de os humanos. "

Essa foi a minha experiência quando eu cobria o rescaldo do furacão Katrina por Slate em 2005. Menos de duas semanas depois que a tempestade atingiu a costa, eu montei em um bote de salvamento com um esquadrão de busca e resgate da 82 ª Divisão Aerotransportada do Exército. Cada casa neste bairro, Lakeview, tinha sido completamente destruída, os moradores expulsos pelo aumento da enchente. Os que foram expulsos tiveram sorte. Muitas pessoas não sobreviveram Katrina- mais de 1.500 vidas foram perdidas em Louisiana sozinho.

E, no entanto, eu não me lembro de conseguir um único e-mail de um leitor perguntando o que poderia acontecer com as pessoas que tinham sido deslocadas.Eu, entretanto, recebem dezenas e dezenas de mensagens de leitores sobre o "gato de aparência frágil", que eu tinha visto brevemente antes que satirizaram longe. Os e-mails continuavam vindo e vindo e vindo: Por que o Exército não tinha salvo o gato?Quais foram coordenadas GPS do gato? Como eu poderia dizer que "não havia sinais de vida" quando tantos animais necessário resgatar? (Eu quis dizer "sinais de vida humana", mas muitos não, perdoe-me por não fazer essa distinção clara.)

Em Nova Orleans, como em Sochi, o sofrimento destes animais foi uma consequência do sofrimento humano. Como isso poderia ser possível que a metade humana de que a equação não puxar-nos tão fortemente? Em seu Guardião coluna, Long escreve "que muitas pessoas vêem os animais como inocente e indefeso, similar às crianças.Como tratamos os mais fracos da nossa sociedade é um reflexo de quem somos. "Isso é certamente verdade. Mas é também um reflexo de quem somos que vamos encontrá-lo muito mais fácil amar um filhote de cachorro abandonado que a simpatizar com um trabalhador explorado, ou um homem russo que é perseguido por causa de sua preferência sexual, ou uma família que foi expulso da sua casa para construir e local Olímpico.

É fácil, relativamente, para salvar um cão russo. É muito mais difícil para ajudar os trabalhadores, para falar contra a intolerância, ou para desafiar o governo.Recomendo a todos que está um passo à frente para ajudar os animais de Sochi, e eu não invejo qualquer atleta olímpico para fazer a escolha de manter a cabeça baixa, competir no evento que ela está treinada para toda a sua vida, e ficar quieto sobre questões de direitos humanos. Mas seria alentador se, antes dos jogos são mais, um monte de atletas tomar uma decisão muito difícil, a escolha de falar sobre o que está sendo feito para os homens e as mulheres russas, e melhor amigo e não apenas do homem.

Fontes: New York Times

          Peta

          CNN

20 de fev. de 2014
comments powered by Disqus

Comentário(s)

Nenhum comentário:

Postar um comentário