15 de ago. de 2014

Apesar do que dizem, de que os ursos polares tendem a ser animais solitários, GeeBee e Wang eram inseparáveis. O urso polar macho Wang nasceu em um zoológico japonês enquanto que a fêmea GeeBee veio do Canadá. Os dois se conheceram quando tinham apenas 6 meses de idade no Zoológico de Joanesburgo na África do Sul, em 1985, depois que ambos foram trocados por leões.

Urso Polar Desiste de Viver Após Morte

Apesar de viverem milhares de quilômetros longe de seu habitat natural, e do frio que necessitam, tendo um ao outro como companheiros parecia ajudar o casal a lidar com os rigores de seu cativeiro.Eles não tiveram filhotes porque a reprodução dos ursos polares só ocorre no clima frio.

Mas em Janeiro desse ano Geebee, foi encontrada morta na piscina de sua jaula.

"No dia em que ela morreu, Wang estava fazendo coisas incomuns", disse Agnes Maluleke, o curador do Zoológico de Johanesburgo.

Leia Também:

Mamãe Urso mata seu filhote para salvá-lo de uma vida de tortura e depois se Suicida

"Quando a encontramos morta, ele não nos deixou retira-la da água", disse o veterinário do zoológico. "Ele se recusou a voltar para a área de contenção. E ficou ao seu lado, mesmo durante as horas mais fortes no sol. "

Em vez de devorar a comida que foi utilizada para atraí-lo para seu quarto à noite, Wang ficou caminhando ao redor do corpo de sua companheira, ficava olhando para ela e a vigiou por toda a noite, de acordo com Maluleke. Após 24 horas, Ms Koeppel teve que sedar Wang para recuperar os restos mortais de GeeBee.

"Ele teve que ser imobilizado para que pudéssemos retirar o corpo de GeeBee", disse ela.

Por mais que os dias passassem depois da morte de GeeBee, o urso polar estava inconsolável, e ficava estático fitando o infinito, numa clara demonstração de que ele estava depressivo, coisa de cortar o coração, disse ela.

A autópsia revelou que GeeBee morreu de a um ataque cardíaco, aos

Wang perdeu totalmente o interesse pela comida, e também evitava a natação, que era seu passatempo favorito com GeeBee, além de extremamente necessário para sua saúde haja visto o calor da África.

"Ele realmente parecia estar muito infeliz. Ele estava evitando a natação, que é o que ele mais gostava de fazer quando está quente", disse ela.

Sem se alimentar corretamente Wang, passou a ter complicações decorrentes do fígado e insuficiência cardíaca.

Muitas pessoas e empresas se mobilizaram para levantar o animo do Urso Polar inconsolável, enviando brinquedos e outras guloseimas, e houve até quem chegou a oferecer uma máquina de neve na esperança de que ele isso pudesse excitar o animal que deveria ter vivido em temperaturas abaixo de zero. Mas Wang sofrendo de uma doença hepática e vivendo toda sua vida em um clima quente, essa súbita mudança de ambiente seria fatal para a sua idade avançada, disse Maluleke.

Esta semana, depois de a saúde de Wang, piorou, o zoológico decidiu eutanasia-lo, pondo fim a sua dor física e psíquica.

A profunda dor expressa pelo urso polar nesses últimos meses, talvez tenha servido para livrar outros ursos polares do Zoológico de Joanesburgo.

A porta-voz do zoológico Jenny Moodley, disse que não vai procurar outros animais para substituí-los, citando as condições não naturais da região para os ursos polares.

"Foi uma decisão tomada em consideração do clima", disse ela. "Os ursos polares não se adaptam as nossas condições climáticas, e nos agora vamos nos concentrar na proteção dos animais nativos da África."

(Via 1, 2, 3)

15 de ago. de 2014
comments powered by Disqus

Comentário(s)

Nenhum comentário:

Postar um comentário