15 de dez. de 2014

Quando as populações históricas de baleias foram reduzidas aos números atuais, parece que as baleias podem ter sido responsáveis pela remoção de dezenas de milhões de toneladas de carbono da atmosfera a cada ano. As Baleias podem mudar o clima.

teoria_baleias 

Pesando cerca de 200 toneladas, as baleias são os reis e as rainhas do mar. Mas seu impacto sobre os oceanos - e até mesmo com o clima do mundo - é ainda maior.

Durante muito tempo, os caçadores implacaveis espalharam o boato de que porque as baleias comem peixes e krill, elas estariam em competição desses alimentos com os seres humanos. Mas a verdade, é que apenas o oposto é verdadeiro: as baleias são os grandes estabilizadores do oceano.

Um vídeo impressionante produzido por Humano Sustentável e narrado pelo ambientalista e escritor britânico George Monbiot mostra como esse processo funciona - e como aumentar as populações de baleias pode mudar o mundo.

Como o ambientalista diz no vídeo, o impacto que as baleias têm sobre os oceanos - e em toda a atmosfera - é tão poderoso que poderia até mesmo atenuar alguns dos efeitos da mudança climática. Pela liberação de nutrientes em suas plumas fecais para fertilizar o plâncton e misturando-se a coluna de água para permitir ao plâncton alcançar a zona fótica, as baleias criam o que é chamado de "cascata trófica" ao longo de todo o ecossistema do oceano.

"O retorno das grandes populações de baleias, se elas pudessem se recuperar, poderia ser visto como uma forma benigna de geoengenharia.Isso poderia desfazer alguns dos danos que temos feito ao planeta, tanto para os ecosistema do mar, quanto para a atmosfera”.

Visite a página oficial Sustainable Human, para saber como você pode apoiar, e criar vídeos como How Whales Change Climate, em colaboração com uma equipe global de voluntários.

Juntos, podemos mudar a história do mundo.

O vídeo abaixo foi produzido como um presente para a humanidade por Humano Sustentável (sustainablehuman.me).

Nota do blog: Desde 2010, espero que a 'minha' teoria  "Salvando Baleias Esfriamos os Oceanos" seja comprovada pelos especialistas.

Leia também:


teoria_xicara_baleia_02
teoria_xicara_baleia

15 de dez. de 2014
comments powered by Disqus

Comentário(s)

Nenhum comentário:

Postar um comentário