4 de mar. de 2015

A foto de uma doninha "pegando carona" num pica-pau em um parque de Londres ganhou a internet. Entretanto, a cena, que à primeira vista pareceu "fofa", nada mais é do que um comportamento predatório e natural dos mamíferos carnívoros da família dos mustelídeos. 

Pica-Pau decola para escapar de Doninha

Além da doninha, a família é composta também pela fuinha e pelo furão inclui ainda o arminho, o vison e outros animais bem conhecidos.

'Feroz como um leão'

O Especialista em vida selvagem Lucy Cooke disse à BBC News Channel: "Esta é uma imagem verdadeiramente extraordinária. "O pica-pau verde é um pássaro que se alimenta no chão, enquanto que as doninhas normalmente atacam coelhos. O pica-pau pode não ser a sua presa habitual. “Mas as doninhas são destemidas”.

@moonjam  

"A doninha fêmea pesa em média 200 gramas, mas é tão feroz como um leão, então é por isso que o pica-pau teria sido capaz de decolar com ela em suas costas." Ele disse ainda: "A fuinha é muito fascinante, assim pode matar coisas muito maiores do que ela, por isso é uma pequena criatura impressionante quando você pensa sobre o seu tamanho".

Ele comparou o pica-pau com as formigas cortadeiras e os besouros rinoceronte, que podem transportar 850 vezes seu peso corporal.

A fotografia foi feita pelo fotógrafo amador Martin Le-May no Hornchurch Country Park, próximo à sua casa em Essex – no leste de Londres (Inglaterra). Le-May explicou ao site Bird Guides, que ele e sua esposa estavam caminhando quando ouviram o grito do pica-pau. Ele estava no chão, brigando com outro bicho que, depois, foi identificado como sendo uma doninha.

Martin conseguiu fotografar o pica-pau em pleno voo e sua foto, que foi publicada no dia 02 através do perfil do Twitter, e também do fotógrafo Jason Ward, foi retuitada mais de 10 mil vezes em poucas horas!

Rapidamente, o pássaro levantou voo, levando em suas costas o pequeno mamífero carnívoro.

A espécie de doninha-anã da foto é a Mustela Nivalis – que se alimenta de coelhos, roedores, cobras, lagartos, aves (pássaros, galinhas e seus ovos).

Os Mustelídeos são animais carnívoros bastante fortes, capazes de abater presas bem maiores do que elas. E os pica-paus são igualmente fortes, pois conseguem voar com algum peso extra, sem que isso atrapalhe seus voos.

Portanto, esse tipo de ataque ocorre naturalmente na natureza, o excepcional é conseguir registrar o momento.

Ah! Segundo o fotógrafo, a doninha caiu na grama poucos metros a frente, fugindo por entre os arbustos, sem a sua refeição!

Sr. Le-May disse que estava surpreso com a reação à imagem em mídia social.

doninha_coelho

5752_1856111149485350d538346

doninha_02

doninha_03

 

doninha_04

doninha_01

   

4 de mar. de 2015
comments powered by Disqus

Comentário(s)

Nenhum comentário:

Postar um comentário